Rede da Leitura

Voluntários da Leitura

O projeto Voluntários de Leitura, promovido pelo CITI – Universidade Nova de Lisboa em parceria com a AVL – Associação para o Voluntariado de Leitura, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura, através de uma plataforma digital que estimule a adesão de voluntários e funcione como instrumento congregador de iniciativas de escolas, bibliotecas e outras organizações.

Propõe-se lançar novas iniciativas e aprofundar os efeitos das que já existem, congregando em rede cidadãos e instituições e potenciando parcerias internacionais.
A investigação e muitas experiências realizadas em diferentes países têm vindo a comprovar que tanto a aprendizagem formal da leitura, como o aprofundamento das competências que a leitura envolve são largamente beneficiadas pelo apoio de voluntários que, lendo em voz alta ou acompanhando o esforço pessoal das crianças, dos jovens e até dos adultos promovam o gosto pelos livros e o prazer de ler.
O voluntariado de leitura deverá constituir um importante apoio à ação das escolas, bibliotecas e famílias, sobretudo aquelas que dispõem de menos condições para prestarem um acompanhamento individualizado na área da leitura.

Colaborando com o Projeto Voluntários da Leitura, a cooperativa Casa do Caminho em parceira com a Associação Âncora de Sta Luzia, em Tavira, acolhem os voluntários, de forma a que estes possam ir a escolas e espaços públicos para promover a leitura com sessões de contos para grupos de pessoas ou indivíduos. Hoje esses voluntários estão espalhados pelas cidades de Tavira e Barreiro.

Após alguns anos de formação com Maurício Leite, José Fanha, Tomas Bakk, Gimba, Cristina Taquelim e outros, esse grupo, de voluntários, recebeu a motivação para ir às escolas de forma a  promover a leitura para crianças, jovens e adultos. Graças a esses "padrinhos" da leitura, os nossos voluntários ficaram com o bichinho do conto e sempre que são convidados, vão com o maior prazer levar as historias, através dos livros, de forma a fomentar o gosto de leitura nas pessoas.

A partir de 2009, várias escolas convidaram os nossos voluntários para promover ações da leitura para os mais novos e para os mais crescidos. Neste sentido, foram lançadas as sementes para a continuidade das atividades no âmbito da leitura, da narração oral e da escrita. Hoje, dentro dos projetos, o Baú das Letras, ABL - Aprender Brincar e Ler , e o projeto Quem Lê Viaja, para além das oficinas para a promoção e animação da Leitura, os voluntários estão disponíveis para ir as instituições para ler para crianças, jovens e adultos. 

Veja aqui as ações realizadas pelos nossos voluntários da Leitura:

Sem comentários:

Enviar um comentário